Boa tarde Queridos (as) Amigos(as)!
Como vocês estão?
Hoje vim mostrar para vocês alguns doces que são típicos do carnaval italiano e contar um pouquinho sobre a origem desta festa.
Infelizmente, durante esses últimos dias, não tive tempo para preparar muitas guloseimas...queria muito ter feito um post por dia dedicado a cada doce durante esse período mas não deu :(
Fica para o próximo Carnaval! : )
Mas, vamos ao que interessa. A festa de Carnaval nasceu como um ritual para agradecer aos Deuses pela fertilidade da terra e para comemorar a chegada da primavera, período no qual o trigo e outros cereais eram semeados por varias civilizações.
A festa teve sua origem na Grécia. Vocês se lembram como eram semeados os campos antigamente? Pois, è justamente dos gestos feitos pelos nossos antepassados para plantar , que hoje em dia se sua jogar confetes e serpentinas para o ar, ou seja os nossos confetes atuais simbolizam os grãos usados pelos povos antigos.
Mais tarde a Igreja Católica com a implantação da semana santa, antecedida por 40 dias de Jejum (Quaresma) que è caraterizada por ser um período de penitencia e fortes privações, o carnaval virou uma festa onde tudo era lecito e onde reinava a alegria e abundancia de comidas, tudo isso em vista do período de vacas magras que viria logo depois.
E è justamente por causa desse contraste entre fartura e carestia, que por aqui a "quarta feira de cinzas" e todo esse período são conhecidos como "Dias gordos" em especial hoje, o ultimo dia de carnaval è conhecido como " Martedi grasso" (terça-feira gorda). Quase todos os doces típicos do período de Carnaval são fritos, muito calóricos e "gordos"!
A palavra Carnaval do latim " Carnis" que significa carne e "valles" prazeres, está diretamente ligada a ideia de deleite dos prazeres, mas nem todos estão de acordo com essa explicação, alguns estudiosos defendem que a palavra carnaval deriva de carne vale (adeus carne) ou de carne levamen ( suspensão da carne), indicando que no período da Quaresma era proibido comer carne.
Alguns doces típicos são:
Castagnole, são como os nossos bolinhos de chuva. Existe uma quantidade infinita de receitas, alguns são feitos com uma massa mole,onde è necessário usar uma colher para joga-los no óleo quente, outros fazem uma massa mais dura, com a qual fazem uma tira e cortam pedacinhos. tem quem faz recheada , aromatizada com licor, com canela, com limão etc.
Chiacchiere, são chamadas de varias maneiras, dependendo da região da Itália. ( bugie, sfrappole, cioffe, cenci etc). E uma massa, parecida com a de pastel, só que doce e aromática. Eles abrem a massa bem fina, corta em retangulus com um burraco no meio e fritam. Por ultimo , se polvilha açúcar de confeiteiro. Sao deliciosas e crocantes. Se você começar a comer uma vai ser difícil de parar!
Zeppole o Ciambelle di carnevale, são feitos com uma massa tipo de pão doce e fritos. Tipo os "sonhos" que fazemos no Brasil e são decorados com creme de confeiteiro e uma cereja .
Deixo aqui para vocês a receita dos Bolinhos de chuva (Castagnole, em italiano gn se lê como nh em português) da minha linda e amada mamãe!
Ingredientes:
2 copos de farinha de trigo
1 copo de leite
1 ovo
3 colheres bem cheias de açúcar
1 colher de sopa de fermento para doces(pó Royal)
Aroma de baunilha, raspas de limão, laranja etc. (opcional)
Bata o leite com os ovo, acrescente o açúcar aos poucos a farinha misturada com o fermento. Mexa bem ate que a massa fique lisa e homogênea. Com a ajuda de uma colher peque pequenas quantidades de massa e frite em óleo bem quente. Escorra bem as bolinhas e passe numa mistura feita com açúcar de confeiteiro e canela.
Ficam divinos, crocantes por fora e macios dentro!! Esses bolinhos me lembram muito a infância, pois era só fazer um friozinho ou cair duas gotinhas de chuva, que logo logo minha mãe fazia eles para mim e meus irmãos. Adorava ficar vendo eles fritarem e fantasiar que pareciam com bichinhos. Coisa de criança!
E è isso! Espero que vocês tenham gostado.
Bom Carnaval!
Loja de mascaras em Veneza- Dezembro de 2013 |
Fiquem com Deus!
Baci baci e grazie!
Gabriela Martins
Obrigada por partilhar mais sobe o Carnaval e doces típicos desta época ,adorei saber
ResponderExcluirbeijos!
Mariana Teixeira, nao tem de que! Fico feliz que voce tenha gostado! Baci baci!!
ResponderExcluir