TinyDropdown Menu Kitchen Brasita: Sabores do Egito

segunda-feira, 3 de março de 2014

Sabores do Egito


    Boa tarde queridos(as) amigos(as)!



Hoje vim contar um pouquinho da culinária egípcia para vocês. 
Voltei a poucos dias do Egito, onde passei dias maravilhosos. Eu passei minhas ferias na Região sul do pais, mais precisamente na cidade de Marsa Alam. O Norte do pais è mais rico e mais moderno, já a parte sul costuma ser muito conservadora e em alguns lugares (por exemplo, na cidade de El shalatin,situada quase na divisa com o Sudão ) temos a impressão de que o relógio parou no tempo. 

Pegos de surpresa pela minha maquina fotografica...Um abraço e um sorrisso verdadeiro! Tirei essas fotos no mercado de camelos de El Shalatin.


Grande parte das verduras e legumes que abastecem todo o pais, são produzidas no sul, as margens do Rio Nilo, onde graças a água e a maior fertilidade do terreno è possível plantar. Viajando  de Marsa Alam para Luxor, è possível ver bem a mudança do ambiente, quilômetros e mais quilômetros  de deserto...mas a medida que nos aproximamos do rio Nilo vemos vários campos cultivados.



O Egito, (مصر )  è um pais do norte da Africa que inclui em seu território também a península do Sinai, na Asia; por isso è considerado um estado trans continental, ou seja que pertence a mais de um continente.

A culinária egípcia è uma mistura da culinária do Oriente médio com a Mediterranea.
A gastronomia egípcia tem sua base em grãos e verduras, alem disso, eles possuem uma diversidade enorme de molhos e pates, como por exemplo a Tahina, que è um creme feito com gergelim.


Uma das verduras  mais utilizadas pela cozinha egípcia  è a berinjela. Temos por exemplo: Baba ghanouj (berinjela assada com varios temperos ); Wal tom (berinjela frita temperada com alho, azeite e vinagre). Ful laban ahdar  (feijão cozido e temperado com alho, iogurte e hortelã); Arabieth (pepinos, tomates, cebolas vermelhas reduzidas a pequenos pedaços, temperado com salsa, hortelã, azeite e limão.

Um prato tipico e muito popular no Egito,mas também em boa parte do Oriente médio, è o Falafel, ele è composto por feijão picado, cebola, alho, coentro, salsa  e  amido, você também pode adicionar o grão de bico . Estes ingredientes são misturados para formar uma mistura homogênea , com a qual eles formam bolinhas e fritam em óleo bem quente. 
O cozinheiro Omar, fazendo Falafel fresqinho para nos!


Hum!! falafel e pao arabe

Os Doces egípcios são geralmente muito doces e os ingredientes mais comuns são frutas secas e mel. Temos por exemplo; o Mohallabeyya, que è um creme a base de farinha de arroz , aromatizado com agua de rosas e pistache, o Kunafa ; que è uma feito com uma massa de pistache, avela e nozes, enrolada em aletria( è uma massa de fios finos muito utilizada para fazer doces e salgados) e mel etc.





Pelo que diz respeito as bebidas; o Karkadeh è muito popular, essa è uma bebida feita com pétalas secas de hibisucus e pode ser servido tanto quente como frio. Também è difuso o cafe beduíno, que è preparado com todo um ritual pelos beduinos . O cafe è bem forte e è coado com um pedaço de gengibre. Deixo esse link aqui para voces descobrirem um pouco mais: http://marciadib.blogspot.it/2009/10/o-ritual-do-cafe-para-os-beduinos.html

Karkadeh




Os Egípcios são pessoas muito humildes, alegres e simpáticas.
Omar e Atef.
Eu e meu amigo Atef ( ele faz  esculturas lindas com frutas e verduras, vou fazer um album no facebook com o trabalho do Atef para voces darem uma olhadinha)




Enfim, o Egito è um pais  maravilhoso, possui uma infinidade de lugares bonitos para serem visitados.Sou suspeita para falar, já que essa não è a primeira vez em que estive no pais e se Deus quiser também não  será a ultima! Haha! 

Visitem o Egito! vale muito , mas muito a pena conhecer!

 O Pais oferece aos turistas, alem de milênios de historia e de monumentos arqueológicos  fantásticos,  um mar (o pais è banhado tanto pelo Mar vermelho quanto pelo mar Mediterrâneo ) limpíssimo, lindo e  muito bem preservado!
Ah, se forem a Luxor não deixem de visitar o Vale dos Reis,è um vale, onde por quase 500 anos foram "enterrados" vários faraós . O lugar è muito lindo, possui tumbas maravilhosas, com paredes gigantes com escritas em jeroglíficos , muitos dos quais coloridos e em perfeito estado. Pena que è proibido tirar foto la dentro. 

E è isso. Vou deixar um álbum de fotografias da minha viagem na pagina do facebook para vocês.



Espero que vocês tenham gostado!
Fiquem com Deus!
Obrigada!

shukran شكرا جزيلا

Baci baci e grazie!

Gabriela Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário